terça-feira, 17 de setembro de 2013

Laços, Vitor e Lu Cafaggi



Faz tempo que li Laços, a super comentada HQ dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi inspirada nos personagens do Mauricio de Souza. Mas como estava com problemas na “embaixada” (piada interna), esqueci e protelei a publicação desse texto.

Não sei se quem leu sentiu isso, mas essa HQ abalou mesmo meu emocional (meu emocional de “20 e tantos anos”, que via a Xuxa sair da nave e que assistia Jaspion depois do colégio). Eu cresci lendo Turma da Mônica e quando vi todos ali, sei lá, foi como encontrar com alguém que trouxesse noticias de amigos queridos que eu nunca mais vi. E olha que de vez em quando ainda leio as revistinhas. Mas o traço dos irmãos Cafaggi e o roteiro da história são cheios de elementos que de alguma forma estranha falam do passado, da infância, de ser criança num mundo de adultos, de ter amigos, e de não pensar que um dia isso vai passar. É como se o texto, as cores, o traço, tudo fosse feito com muito amor, mas com muita saudade desse tempo. É realmente uma volta ao passado, um reencontro consigo mesmo. 


E a história é simples, o floquinho sumiu e a turminha se reúne para procurá-lo. Mas fiquei com a sensação de que a questão não é essa. A história se constrói dentro de você, é você que ata os “laços” com aqueles personagens e com aquele universo. É você o quinto elemento, que vai para a floresta, que vê o Cebolinha correr da Mônica, que vê o Cascão fugir da água, e é você que sorri quando reconhece alguma coisa. Alguma coisa do passado e da infância, da deles e da sua.

E como não sorrir ao ver o pôster da Mônica no clube do Cebolinha; Seu Juca, o vendedor de hot dog; ou o Japonês que vende pastel? Ou não achar genial a explicação que eles dão sobre os personagens não usarem sapatos? Ou porque o floquinho se chama assim?

Tudo é feito para fazer você lembrar o tempo em que lia as revistas e do tempo em que era criança, e funciona muito bem. Nada é demais, nada está fora do tom.

Diogo Braga, do MRG, definiu bem essa HQ: “Só pode ser algo feito por E.Ts” (!)

Recomendo comprar a capa dura e ler tomando um acolhedor chocolate quente. 


6 comentários:

  1. Oi Maira, tudo bem?
    Li Lanço no inicio do mês num domingo à noite para começar bem a semana: e que quadrinho adorável! (*_*) O gosto da infância que esse HQ tem é de uma doçura aconchegante, e a arte primorosa com aquele tom nostálgico. Lindíssimo!
    Ah, aceito chocolate quente o/, rs.
    Divertido o nome do seu blog ;D
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laços é lindo mesmo, Lulu. Quanto ao blog, veio de uma livraria francesa: Shakespeare and Company. O dono é um senhorzinho maluco que ama livros e hospeda jovens escritores na livraria em troca de horas de trabalho. Preciso fazer um post explicando isso melhor, rs.
      beijo grande!

      Excluir
  2. Seu texto mexeu com meu emocional de "30 e poucos" anos. Também fui uma criança que via a Xuxa sair da nave e não perdia esses seriados japoneses. Adorava os gibis da Turma. Estava sempre comprando, esperando ansiosa pelas edições de férias. Gostava tanto que nem me animei com a versão "jovem" dos personagens. Quero mantê-los eternamente crianças na minha mente. Vê-los crescidos significa admitir que eu também cresci. Enfim... já ouvi muitas coisas boas a respeito de Laços e, dessas versões modernosas, é a única que quero ler. Vou correr atrás do meu passaporte de volta à infância :)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Michelle, você agora me fez lembrar do meu Almanacão de Férias! Não guardei nenhum de recordação :(
      Laços é uma compra certa, acho que você não irá se arrepender. Eu decidi que quero ter toda essa primeira temporada de HQs. Já encomendei a do Astronauta e a do Chico ;D - parece que a próxima a sair é uma do Piteco, que quero também, ha ha ha.
      beijo grande

      Excluir
  3. AI QUE LINDO!!!
    Eu tenho muito orgulho de falar que cresci também lendo as revistinhas da Turma da Mônica, aprendi mesmo a ler com essa turma.
    Esse ano li umas revistinhas que havia ganhado e... após cada leitura era como se todo o peso que sentia, dessa nova e temida vida adulta, amenizasse um pouco, sabe quando olhamos o mundo pelos olhos de uma criança e percebemos que os que os adultos dizem que é o que deve ser valorizado não passa de uma baboseira, e a gente percebe que a felicidade está nas coisas pequenas que muita gente esqueceu que existe, como bons livros, gibis do Maurício de Sousa, amizade... E eu acho que vou amar Laços!!!
    Só estou ansiando por um emprego para poder comprar essa HQ por que eu tenho um azar tremendo com trabalhos, todos se mostram uma verdadeira tortura.

    PS: ai, eu adoro comer essas bolachinhas que você mostra nas fotos, vou ali comprar um pacote :3

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Maura, de trabalhos torturantes eu entendo. Força aí, viu?
    E a HQ é linda mesmo, estou começando agora a ler quadrinhos e ela já foi um divisor de águas, pelo roteiro, colorização e traço.
    Quanto as bolachinhas...essas eram de queijo :D
    beijo

    ResponderExcluir